Aceder ao Portal do Paciente

TC ou TAC

Nos exames de TAC é utilizado um aparelho que combina raios-X com tecnologia avançada de computadores para produzir imagens do corpo humano, que serão impressas em película e/ou gravadas em CD.

Estas imagens são depois analisadas por médicos radiologistas que poderão diagnosticar através delas várias doenças e alterações nos vários órgãos e sistemas do corpo (ex.: infecções, inflamações, neoplasias, traumatismos, etc).

Trata-se de um exame que fornece muito mais informação e permite um estudo mais detalhado das estruturas que as radiografias simples.

Em muitos casos pode ser necessário administrar produto de contraste, que será deglutido e/ou injectado numa veia, de forma a que o exame seja o mais completo e informativo possível.

No LagoaCentro realizamos, entre outros, os seguintes exames de TAC:

- tórax, abdómen e pélvis;

- crânio;

- coluna;

- seios peri-nasais e maxilo-facial;

- ouvidos;

- ossos e articulações.

 

PREPARAÇÃO:

Trazer roupa confortável.

Retirar objectos metálicos, tais como jóias, próteses dentárias removíveis, ganchos, brincos, etc, pois podem prejudicar a realização do exame.

Pode ser necessário que não beba ou coma nas 6 horas prévias ao exame, especialmente se uma injecção de contraste estiver prevista.

Deve, além disso, informar o médico ou o técnico de radiologia de eventuais medicações que esteja a tomar ou de alergias que tenha, bem como de doenças do coração, asma, diabetes, doenças dos rins ou tiróide, mieloma múltiplo ou feocromocitoma.

As mulheres em idade fértil devem sempre avisar o médico ou técnico se existir alguma possibilidade de que estejam grávidas.