Aceder ao Portal do Paciente

Densitometria Óssea

O LagoaCentro possui tecnologia e equipamento de DEXA (dual energy X-ray absortiometry) ou seja Absorciometria por duplo feixe de Rx, também conhecida por Densitometria óssea Bifotónica para medir a densidade e conteúdo mineral ósseo em diferentes zonas do corpo.

Na maioria dos casos os estudos incidem sobre a coluna lombar (L1-L4) e o colo do fémur, que dão noções sobre o osso trabecular e cortical, respectivamente.
Podem ainda fazer-se determinações noutras regiões, como no punho ou ser requerido um varrimento do esqueleto, útil na avaliação de doenças endócrinas.

A Densitometria Óssea é um teste fiável para determinar estados precoces de perda de massa óssea associada a Osteoporose, doença em que está diminuída a densidade mineral óssea e aumentado o risco de fracturas.

São estudos reprodutíveis, permitindo que sejam efectuadas medições ao longo do tempo, mostrando a progressão da doença e/ou monitorizando a sua evolução após  terapêutica.

A DEXA é um exame de fácil realização, não doloroso e que não requer sedação.

O exame dura em média 15 a 20 minutos, dependendo do número de regiões a estudar e não necessita de contraste ou de outros procedimentos invasivos.

DEXA é uma técnica que usa Rx com uma dose de radiação muito baixa, inferior á de uma radiografia de tórax.

Esta técnica é igualmente utilizada na avaliação da densidade e conteúdo mineral ósseo em pacientes jovens nomeadamente com patologias que obriguem ao uso de corticoterapia que frequentemente diminui a densidade óssea e terapêutica oncológica independentemente da idade.

Preparação:

No dia do exame pode alimentar-se normalmente, mas deve nas 24h antes evitar a toma de suplementos de cálcio ou magnésio.

Deve saber dar informações sobre a medicação que toma diariamente.

Se estiver a amamentar ou houver a possibilidade de estar grávida deve avisar previamente o técnico.

De igual modo deve informar o técnico se tiver efectuado nos dias anteriores exames de cintigrafia, TAC com contraste oral ou injectável ou exames baritados gastro-intestinais.