Aceder ao Portal do Paciente

Ressonância Magnética

 

Este exame de diagnóstico utiliza uma tecnologia muito complexa, a qual se baseia em ondas de radiofrequência num forte campo magnético. Obtém imagens do corpo humano nos vários planos (axial, coronal e sagital).

Não utiliza radiações X nem outras radiações ionizantes e é considerado inócuo, isto é, inofensivo para o organismo.

É o exame mais completo para avaliar problemas em múltiplos órgãos e sistemas, como sejam o cérebro e sistema nervoso, coluna vertebral, mama, ossos, músculos e articulações, fígado, pâncreas, intestinos, próstata, útero e ovários, entre outros.

No Lagoa Centro dispomos actualmente do equipamento tecnologicamente mais avançado do Algarve. Para além disso, possuímos uma equipa médica e técnica competente e experiente, com médicos Radiologistas diferenciados nos vários órgãos e sistemas referidos, trabalhando em conjunto para proporcionar aos nossos utentes exames de Ressonância Magnética de qualidade idêntica à dos melhores centros nacionais e internacionais.

Preparação:

Geralmente, não é necessário qualquer tipo de preparação, salvo alguns casos especiais. Nalgumas situações é solicitado que o paciente se apresente em jejum.

Antes do exame ser-lhe-á pedido que retire qualquer objeto que possa interferir com o aparelho, tais como carteiras e moedas, jóias, aparelhos auditivos, próteses dentárias com metal, chaves, relógios, cartões de crédito ,objetos metálicos ou magnetizados.

Certifique-se que não leva nenhum destes objetos para a sala do exame. Para evitar o contacto do equipamento com fechos, botões e armações metálicas da roupa, ser-lhe-á pedido para vestir uma bata.

Se tiver qualquer dos implantes ou condições indicadas abaixo poderá ser impedido de fazer o exame de Ressonância Magnética

  • Pacemaker;
  • Clip de aneurisma cerebral;
  • Limalhas de ferro intraoculares;
  • Próteses metálicas.

Desta lista, apenas os dois primeiros casos constituem um impedimento absoluto.

No sentido de assegurar o cumprimento de todas estas regras, ser-lhe-á apresentado na receção um questionário de segurança, o qual deverá preencher corretamente, se necessário com o apoio dos nossos colaboradores.

Mulheres que suspeitem estar grávidas deverão informar o técnico ou o assistente, apesar de tal situação não constituir impedimento absoluto.